Manchas escuras nas axilas, coxas e virilha

axilas escuras

axilas escuras axilas escuras

Por que a pele escurece nestas regiões?

As axilas, virilha e as coxas são áreas que se localizam na parte interna dos membros, fazendo com que elas sofram maior atrito do que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele. 

 

Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, uma certo ardor, semelhante a sensação de assadura. Então, a pele, para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura. 

 

Os outros motivos causadores do problema são: alergias; irritações causadas por cremes; depilação com lâmina e assaduras. 

 

Morenas sofrem mais

A tonalidade da pele é determinante para a coloração da mancha e que isso deve ser levado em consideração na hora do tratamento: 

Como ocorre uma hiperpigmentação, a pele escurece em relação a sua tonalidade normal, logo, se você é morena, terá manchas mais escuras que uma pessoa de pele mais clara. Na hora de tratar, é preciso muito cuidado para que a região não clareie demais e contraste com o restante do corpo. 

 

Por que os gordinhos sofrem mais?

Como tem excesso de gordura nestas regiões, o atrito é maior e a irritação fica mais frequente. Nos dias de calor, o suor aumenta o desconforto, principalmente na região entre as cochas e nas axilas. 

 

A dica é usar roupas mais soltas, de tecidos leves e macios e que fiquem menos grudadas no corpo para diminuir o atrito.  

 

 

O que elas podem causar

 

-Maisena: o amido realmente acalma a irritação aliviando o problema, mas não é capaz de clarear a pele, por isso, não funciona.

 

-Limão com açúcar: essa é a pior solução. Se exposto ao sol, você poderá sofrer queimaduras graves. 

 

-Fubá com aveia: pela espessura granulada da mistura, pode ferir ainda mais a pele, provocando o escurecimento mais intenso. 

 

-Água oxigenada: é um produto químico que pode agredir a pele de forma intensa, provocando lesões, queimaduras e até intoxicação.

 

-Talco: ele ajuda a diminuir o atrito no local, porém, sua composição química pode irritar a pele causando o efeito contrário. Faça o teste antes de usar.  

 

Prevenir é a solução!

Como já dizia o lema, prevenir é sempre a melhor solução. Abaixo, algumas dicas que vão te ajudar a evitar as malfadadas manchas:

 

-Nunca use desodorantes ou cremes com álcool

 

-Use e abuse de cremes hidratantes 

 

-Prefira a depilação com cera ou laser à feita com lâmina 

 

-Use roupas mais leves e menos coladas ao corpo 

 

-Use cremes específicos para o seu tipo de pele

 

-Capriche no protetor solar, pois o sol intensifica o problema 

Matérias top 10

Siga o Blogbolsademulher.com